Vestido
de Noiva
Nelson
Rodrigues
A
peça "Vestido de Noiva" tem, em seu cenário, três
planos que se intercalam: o plano da alucinação, o plano da
realidade e o plano da memória.
Alaíde,
moça rica da sociedade carioca, é atropelada numa das noites do
Rio. No plano da realidade, jornalistas correm para se informar e
publicar em seus jornais o fato, enquanto médicos correm para
salvar o corpo inerte da mulher, jogada numa mesa de operação,
entre a vida e a morte.
No
plano da alucinação, Alaíde procura por uma mulher chamada Madame
Clessi, sua heroína, que foi assassinada no início do século,
vestida de noiva, pelo seu namorado. As duas se encontram e
conversam. Um homem acusa Alaíde de assassina, e ela revela a
Madame Clessi que assassinou o marido Pedro com um ferro após uma
discussão (o plano da memória reconstitui a cena). Mais tarde,
ambas percebem que o assassinato de Pedro não passou de um sonho de
Alaíde.
Enquanto
os médicos tentam quase o impossível para salvá-la da morte no
plano da realidade, Alaíde e Madame Clessi conversam no plano da
alucinação, tentando se lembrar do dia do casamento da primeira, e
de duas mulheres que estavam presentes enquanto Alaíde se preparava
para a cerimônia: a mulher de véu e uma moça chamada Lúcia.
Ambas são, na verdade, a mesma pessoa: a irmã de Alaíde, que
reclama o fato desta ter lhe roubado o namorado.
Segue-se
uma série de intercalações entre os planos: no plano da
realidade, o trabalho dos médicos para reanimar Alaíde, e dos
jornalistas querendo informações sobre a tragédia do
atropelamento. Nos planos da alucinação e da memória, a história
de Madame Clessi, com seu namoro com um jovem rapaz e sua morte, se
funde com a de Alaíde no dia do casamento com Pedro.
Segue-se
a discussão com Lúcia minutos antes da cerimônia, que a acusa
violentamente de ter lhe roubado o noivo. O casamento acontece, e
Alaíde se vê vítima de uma conspiração entre Lúcia e Pedro,
que pretendem matá-la para ficarem juntos.
No
plano da realidade, Alaíde morre na mesa de operação. Enquanto
Alaíde assiste com Madame Clessi cenas de seu enterro e de sua
discussão com Lúcia momentos antes do atropelamento, quando jura
que mesmo morta não a deixaria ficar com Pedro. Lúcia, no entanto,
casa-se com Pedro, mesmo tendo em sua mente a imagem de Alaíde com
seu vestido de noiva. |