Os principais pontos do desenvolvimento da epidemia:


1981 -- São registrados casos de doenças raras em dois homens homossexuais jovens nos Estados Unidos. As enfermidades, uma infecção respiratória chamada pneumonia por "Pneumocystis carinii"; e o sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, geralmente infectam idosos.

1981/1983 -- Cientistas e pesquisadores começam a reconhecer o surgimento de uma nova doença que destrói o sistema imunológico do corpo, evitando que as vítimas combatam infecções simples. Também se verifica que a enfermidade atinge receptores de transfusões de sangue e usuários de drogas injetáveis.

1984 -- O vírus da imunodeficiência humana (HIV, na sigla em inglês) é identificado como causa da doença. Estudos científicos sugerindo que a Aids é transmitida através do sangue são publicados nas revistas The Lancet e New England Journal of Medicine.

1985 -- Cientistas desenvolvem um teste de diagnóstico do vírus e acontece a primeira Conferência Mundial sobre Aids, em Atlanta, nos EUA.

1987 -- O primeiro tratamento anti-HIV, zidovudina (AZT), é lançado.

1988 -- O 1o. de dezembro é designado como o Dia Mundial da Luta contra a Aids.

1991 -- O Videx (ddl), assim como o AZT, que pertence à classe de inibidores da transcriptase reversa, começa a ser vendido.

1994/1995 -- O Zerit (d4T) e o Epivir (3TC), da mesma classe das drogas anteriores, são lançados, aumentando a opção de tratamentos.

1996 -- Os coquetéis triplos, incluindo inibidores de protease que impedem a replicação do HIV no corpo, são anunciados na 11a. Conferência Mundial de Aids em Vancouver, Canadá.

1998 -- Cientistas copiam a estrutura cristalina da proteína gp120, usada pelo HIV para destruir células do sistema imunológico e atacar o organismo.

1999 -- Um chimpanzé chamado Marilyn ajuda a confirmar que o vírus da Aids foi transmitido primeiramente para as pessoas através de chimpanzés. Testes genéticos mostram que o HIV é bastante similar ao vírus da imunodeficiência simiana, ou SIV, que infecta os macacos mas não os deixa doentes.

2000 -- Cinco grandes laboratórios concordam em reduzir o preço dos tratamentos anti-HIV/Aids para países em desenvolvimento, em um acordo pioneiro da Organização das Nações Unidas (ONU).

2002 -- É criado o Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária a fim de combater as três doenças infecciosas. Em um relatório que indica que a epidemia de Aids ainda apenas engatinha, a ONU diz que a síndrome vai matar 70 milhões de pessoas nos próximos 20 anos, principalmente na África, a menos que países ricos cooperem com os esforços para conter a disseminação.

Visualizado em 800 x 600          © Copyright 2002          Todos os direitos reservados